RECEITAS VEGANS

Visite o RECEITAS ÉTICAS 2


www.receitaseticas2.blogspot.com



Este blog está em construção e vai demorar bastante para ficar tudo pronto. As receitas, todas de pratos vegans, são da comunidade do orkut RECEITAS ÉTICAS.







































Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2008

CHURRASCO E ESPETINHOS VEGANS

ESPETINHO DE FRUTAS
Rendimento: 8 porções

- 200 g de morango em pedaços grandes
- 3 unidade(s) de banana em rodelas
- 1 colher(es) (chá) de gengibre em pó
- quanto baste de canela em pau
- quanto baste de cravo-da-índia
- açúcar
- 700 ml de suco de laranja

Faça um caldo cítrico com suco de laranja, açúcar e as especiarias em fogo brando por 3 minutos e reserve.
Corte as frutas em pedaços grandes, arrume-as nos espetinhos, deixe-os no caldo por 15 minutos.
Na chapa bem quente, grelhe os espetinhos e sirva imediatamente.

CYBER COOK



ESPETINHOS DE LEGUMES

½ berinjela média
½ abobrinha média
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
½ pimentão verde
2 cebolas pequenas descascadas

Para o Molho
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho descascado e amassado
½ colher de sopa de orégano
1 colher de café de sal refinado
1 pitada de pimenta-do-reino preta, moída
½ xícara de purê de tomate
¼ de colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de suco de limão


Numa panela pequena, misture o azeite, o alho, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino, e cozinhe durante cinco minutos mexendo bem com uma colher de pau. Depois acrescente o purê de tomate, o açúcar e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais três minutos. Reserve.
Ao mesmo tempo, corte as berinjelas e as abobrinhas em cubos e as cebolas pequenas pela metade, e ferva numa panela com um litro de água e uma colher de sopa de sal refinado, até que estejam macias. Interrompa o cozimento. À parte, corte os pimentões em quadrados de 2cm. Monte os espetinhos alternando os cubos dos ingredientes com as metades das cebolas e os quadrados dos pimentões. Grelhe na chapa até que as pontas comecem a queimar, virando de vez em quando e regando sempre com o molho. Sirva cobrindo os espetinhos com mais uma porção de molho.



ESPETINHO DE TOFU
Rendimento: 4 porções

- 1 unidade(s) de abobrinha
- 250 g de tofu
- 3 dente(s) de alho
- 1/2 xícara(s) (chá) de cebolinha verde
- 2 colher(es) (sopa) de azeite
- quanto baste de sal
- 12 unidade(s) de tomate cereja

Escorra a água do tofu, envolva-o num pano de trama fina e deixe descansar por 40 minutos.
A seguir, retire o tofu e corte em 12 pedaços de 2cm X 3cm. Reserve. Lave a abobrinha, elimine as extremidades e corte-a em 12 pedaços de 3 cm X 5 cm. Reserve. Monte 4 espetinhos colocando em cada um deles 3 pedaços de tofu, 3 pedaços de abobrinha e 3 tomates. Misture numa tigela o alho, a cebolinha, o azeite e o sal. Disponha os espetinhos num frigideira de 33cm de diâmetro e regue com o tempero. Leve a frigideira ao fogo e grelhe os espetinhos por 10 minutos, ou até a abobrinha ficar al dente. Na metade do cozimento vire cuidadosamente os espetinhos de lado. Retire do fogo, distribua os espetinhos no prato e sirva.



ESPETINHOS DE BATATA COM ALECRIM

750 g de batatinhas bem lavadas e escovadas
8 ramos compridos de alecrim (de uns 15 cm de comprimento cada)
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça o forno em temperatura quente (220ºC). Cozinhe a batata em água fervente em fogo forte por uns 5 minutos até que estejam parcialmente cozidas. Escorra e deixe esfriar ligeiramente. Remova todo o alecrim do meio do raminho deixando agulhas apenas nas extremidades. Começando pelo lado mais grosso do raminho, enfie as batatas nos 8 raminhos. Coloque numa assadeira, respingue com o azeite e gire os raminhos para distribuir o azeite por igual. Tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno até que as batatas estejam douradas e crocantes por fora, uns 25 min. Dá 8 porções.



ESPETINHOS DE BRÓCOLIS, DA BETE

1 xícara de flores de brócolis
1 1/2 xícara de caldo de legumes
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1/2 colher de chá de cebolinha picada
2 colheres de chá de suco de limão

Coloque as flores de brócolis num palito de madeira longo ou em pequenos espetos.
Numa panela coloque para ferver o caldo de legumes e o molho de soja. em fogo baixo, cozinhe os espetinhos no caldo por uns 4 min.
Enquanto isso, numa frigideira pequena, coloque o azeite, o alho e a cebolinha. Deixe esquentar. Despeje por cima o suco de limão e retire do fogo.
Salpique nos espetinhos.

Adaptado da Comunidade Reaproveitamento de Alimentos



CHURRASCO DE BATATA
* RECEITA TESTADA *

- Batatas inglesas (de casca fina e bem limpinha) - azeite - orégano - sal.

Cozinhe as batatas em água e sal com casca `al dente`; nada de batatas cozidas demais, como para purê.
Depois de cozidas e ainda quente, corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento e regue com bastante azeite. Seja bem generoso(a), pois a batata `chupa` o azeite. Polvilhe orégano a gosto, cubra e deixe as batatas descansarem para absorver o azeite e o gostinho do orégano.
Coloque as batatas para assar em uma grelha, na churrasqueira, até que fiquem bem douradas, dos dois lados. (Não é pra retirar a casca da batata, pois depois de assada, ficam crocantes). Vai ser um sucesso na certa!!!
Fonte: Cyber Cook



DA RENATA

Fica aqui como dicas, por ser uma pergunta comum nas comunidades de receitas vegetarianas.
Pessoalmente, eu tenho aceito cada vez menos convites para churrascos (porque eu perdi um pouco minha paciência com brincadeiras, com os pedaços de animais sendo devorados por todo o resto das pessoas...). Mas tem ocasiões em que é difícil não aceitar o convite (sejam amigos muito próximos, seja compromisso social do trabalho).
Mas, mesmo assim, sei que muitas pessoas não abrem mão e não se incomodam com as mesmas coisas que me incomodam. Além disso, você pode promover um churrasco 100% sem carne (já fiz algumas vezes). Vejam o link:

http://roctaviani.multiply.com/journal/item/56

Milho verde (enrolado em papel, perto da brasa mas sem encostar) e pinhão (é só colocar uma fôrma de alumínio, colocar na grelha e mexer de vez em quando até começar a estalar) também dão ótimos "vegetais na churrasqueira".



Aqui o texto sobre churrasco da Renata, que gentilmente atendeu meu pedido para que enriquecesse a comunidade com seus conhecimentos:

Verão, praia, piscina, calor, natureza... E churrasco... Muito churrasco.
Sim, você gosta de passar tempo com seus amigos e sua família, mas tem arrepios com o espetáculo dantesco movido a gordura e fumaça? Sem contar que sempre tem alguém - muito bem intencionado - que sugere que você não terá problema pois poderá comer pão com vinagrete e salada de rúcula... Ou tem a brilhante idéia de comprar queijo de coalho (se não sabe qual o problema com coalho, leia o artigo sobre o consumo de queijos para entender).
Muito embora dê pra se divertir sem comida (sempre tem piscina, jogos, conversa, filmes, videokê ou outros atrativos), melhor aproveitar a ocasião e mudar os conceitos. Bem, você não precisa passar fome cada vez que aceita participar de um churrasco...
Por que não promover um churrasco diferente ou levar para os seus amigos? Churrasco vegetariano. Além do benefício próprio, você ajuda seus amigos a aumentarem a ingestão de fibras e minimizarem um pouco os efeitos da ingestão excessiva de carnes. Um banquete colorido e apetitoso.

O que você vai precisar:
Acessórios:
Uma churrasqueira com uma grelha limpa ou uma churrasqueira elétrica
Uma grelha avulsa (vendida normalmente para peixes...)
Uma chapa, caso queria fazer grelhados no fogão
Espetos (grandes ou palitos).
Papel Alumínio

Algumas sugestões:

a) "Bifes" de Berinjela/Abobrinha: corte no sentido do comprimento em várias fatias médias. Tempere com shoyu, azeite e orégano (e alho, se vc não tiver nada contra ele). Deixe pegar gosto. Coloque na grelha (longe da carne, obviamente). 12/05/07 excluir Isis
b) Barcas de berinjela: Corte a berinjela na metade, no sentido do comprimento. Tempere com sal e enrole em papel alumínio. deixe até ficar macia. Retire a polpa (eixe um pouco pra não ficar só casca) com uma colher/faca e amasse com azeite, tofu (ou ricota/cottage para os lacto-vegetarianos), sementes de girassol, salsinha e pimenta, etc. Recheie e coma!
c) Tomates: corte o tomate na metade, também no sentido do comprimento. Tire as sementes. Tempere com uma pasta de açúcar mascavo, sal e azeite (mais ou menos 1 colher de sopa, 1 colher de chá e outra colher de sopa). Coloque em espetos grandes e deixe até a casca ficar bem enrugada.
d) Cebola (também para os que não tem nada contra cebola): Corte a cebola fazendo um "x" por cima. Tempere com sal e azeite, una novamente e enrole em papel alumínio. Coloque diretamente nas brasas e deixe até ficar macia.
e) Frutas: Banana com casca, colocada diretamente na brasa, e abacaxi em rodelas com canela, na grelha. Assar a maçã bezuntada em melado e especiarias é outra dica.
f) Espetinho de PTS ou glúten: Lave e Hidrate a PTS grossa (5 minutos em água fervente), lave novamente, esprema bem. Ou então faça o glúten e cozinhe com temperos ou use a carne vegetal em lata. Tempere com um pouco de vinagre branco e temperos a gosto. Deixe pegar gosto. Faça espetinhos intercalando a PTS/glúten, pedaços de tomate, pimentão, cebola, tofu, berinjela, abobrinha, etc. Coloque na grelha (ou no forno, apoiando as pontas do palito sobre a borda de uma fôrma).
g) Só tofu: corte uma fatia grossa de tofu. Drene a água por uns 30 minutos e depois faça uma marinada com temperos de sua preferência. Deixe mais uns minutos. Coloque na grelha besuntada de azeite até formar uma casquinha. Vire com cuidado pra não quebrar.
Pode usar também o tofu drenado, congelado e drenado mais uma vez. A textura é mais elástica e não corre o risco de esfarelar.
h) Batata : Lave bem com a casca e cozinhe por uns 10 minutos. Embrulhe em papel alumínio e coloque na brasa até ficar macia. Recheie como quiser.
i) Hambúrgueres e salsichas vegetais, feitos em casa ou comprados pronto, também ficam bons grelhados.
j) Claro, molho vinagrete com pão também é bom, além da salada de rúcula. Ou invente saladas misturando folhas, frutas e castanhas, com um molho refrescante (hortelã, limão, mostarda...)
l) Leve uma salada tipo maionese sem ovos que faz o maior sucesso. Está na seção de receitas, escolham a de cenoura.
m) Palmito Pupunha in Natura. Vende em diversos supermercados (certifique-se de ser fiscalizado pelo IBAMA). Basta enrolar no papel alumínio e 2 horas direto na brasa (um lugar ao lado do carvão, sem encostar, nunca sobre a brasa. Caso contrário queima). Aí é só abrir a casca, temperando com azeite e sal.
n) Alho poró: Corte as folhas, abra o talo no sentido do comprimento e coloque para assar.
o) Cenoura, Pimentão e Cebola: Corte uma cenoura em lâminas no sentido do comprimento, tiras grandes de pimentão e rodelas grossas de cebola (sem destacar os anéis). Tempere com sal e - opcional - um pouquinho de azeite e alecrim. Asse na grelha ou chapa bem quente até ficar macio. Sirva acompanhado de um molho feito com shoyu e limão.
p) Pão de alho (compra-se pronto ou faz com pão, alho, orégano e azeite). Só colocar na grelha pra torrar.
q) Cogumelos frescos: escolha cogumelos grandes, como Portobello e Shiitake ou faça espetinhos com os menores (Paris, Shimeji). Higienize, tempere como preferir e grelhe.
r) Bolo salgado: feito com fatias de pão de fôrma sem casca levemente umedecidas com uma mistura de água e shoyu, intercalados com purê de batata, maionese de cenoura ou beterraba (mesma receita), faça PTS desfiada e bem temperada, coloque milho, ervilha, cubra com batata palha. Sirva gelado.

Acostume-se: todos os comedores de carne vão avançar na sua comida... Aliás, não servir carne (assim como tem gente que não serve álcool ou café) pode ser uma questão de princípios, então não se sinta constrangido em fazer um churrasco livre de carne e crueldade.
A churrasqueira em si é só um acessório pra cozinhar alimentos. Cada um faz dela o que julgar conveniente.



ESPETINHOS DE FRUTAS

Distribua em 10 espetinhos para churrasco 1/2 abacaxi médio picado em cubos, 3 pêssegos em conserva picados em cubos, 2 bananas-d’água médias em rodelas e 10 morangos médios.
Leve à geladeira.
Enquanto isso, coloque em uma panela 1/2 xícara (chá) de suco de limão, 1 xícara (chá) de açúcar, a casca de 1/2 limão ralada e 1/2 litro de água. Cozinhe, em fogo baixo, sem mexer, por 35 minutos, ou até formar uma calda espessa.
Retire do fogo, espere esfriar e sirva com os espetinhos de frutas. Se preferir, sirva a calda quente.



ESPETINHOS DE FRUTAS COM MANGA
Tipo de Culinária: Tailândia

- quanto baste de manga em cubos médios
- quanto baste de abacaxi em cubos médios
- quanto baste de maçã em cubos médios
- quanto baste de banana em rodelas
- 1 colher(es) (sopa) de creme vegetal

calda
- 300 ml de água
- 3 unidade(s) de maracujá
- açúcar a gosto


Grelhe as frutas em uma frigideira com 1 colher (sopa) de creme vegetal até dourar.
Cozinhe todos os ingredientes da calda mexendo bem até que fique espessa.
Coloque as frutas grelhadas em um espeto e regue-as com a calda ainda aquecida.

Adaptada de Cyber Cook



ESPETINHOS DE FRUTAS FRESCAS

1 maçã picada grosseiramente
1/4 de abacaxi picado
Morangos, bananas, peras e mangas
1 xícara (chá) de suco de laranja
1/4 colher (chá) de canela em pó
4 espetinhos

Lave as frutas e corte-as em pedaços não muito pequenos. Despeje o suco de laranja e a canela em uma tigela média. Coloque as frutas de molho nesta mistura por cerca de 1 minuto. Coloque as frutas no espetinho e deixe-as na grelha por cerca de 2-3 minutos. Dê voltas nos espetinhos algumas vezes enquanto eles grelham. Lembre-se que se cozidas demais, as frutas podem se tornar muito moles.

Planeta Natural



ESPETINHOS DE LEGUMES

1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 espigas de milho
brócolis
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico
Sal com alho
pimenta à gosto

Lave os legumes e corte-os em pedaços de tamanho médio. Corte as espigas de milho em diversas rodelas. Mergulhe os legumes no vinagre balsâmico e coloque-os nos espetinhos. Coloque os espetinhos na grelha e dê voltas de vez em quando.

Planeta Natural

Obs: Acho que o milho já deve ser previamente cozido e o vinagre misturado com o sal.



ESPETINHOS DE LEGUMES

Pedaços de berinjela
Cebolas pequenas inteiras ou cebolas maiores cortadas ao meio ou em quatro
Pedaços de pepino ou abobrinha
Pedaços de pimentão verde e/ou vermelho
Tomates
Cogumelos
Cubos de abacaxi

molho:
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de vinho branco
sal marinho
Pimenta-do-reino
alguns dentes de alho socados
1 a 2 colheres (sopa) de purê de tomate
açúcar a gosto
ervas como o alecrim, manjericão e tomilho
Suco de 1 limão.

Misture todos os ingredientes do molho. Grelhe as verduras, devidamente colocadas nos espetinhos, em fogo baixo, até ficarem macias, pincelando com o molho frequentemente.

Planeta Natural



ESPETINHO CAIPIRA
Receita indicada pela chef Betty Kövesi Mathias.

- 24 unidade(s) de pinhão
- 12 unidade(s) de mini - milho
- 12 unidade(s) de espeto
- 4 colher(es) (sopa) de catchup
- 2 colher(es) (sopa) de glicose de milho
- 1/2 xícara(s) (chá) de vinagre branco
- quanto baste de sal

Em uma tigelinha, misturar o ketchup, a glicose, vinagre e uma pitada de sal. Montar os espetinhos com o milho e pinhão e servir ao lado do molho, para serem mergulhados.


Dica:
Os pinhões cozidos em panela de pressão e descascados ainda mornos.

Adaptado de Cyber Cook



ESPETINHO DE GLÚTEN

1 lata de bife vegetal Superbom (ou 2 xícaras de glúten já cozido)
Cebolinha
Salsa
Orégano
Cebola
Alho
Limão

Picar o glúten e juntar com os temperos. Deixar de molho uma hora. Depois espetá-los no palito. Colocar numa fôrma untada e passar por cima dos espetinhos um pouco de creme vegetal e levar ao forno para corar. Servir quente.

Página do Oton



ESPETINHO GRELHADO

Legumes cozidos da sua preferência
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 colher de chá de purê de tomates
1 colher de chá de melado
2 colheres de sopa de vinho branco (opcional)
3 dentes de alho bem socados
Suco de um limão
Alecrim a gosto
Manjericão a gosto
Tomilho a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Numa molheira ou pote de vidro, misture todos os ingredientes com exceção dos legumes.
Coloque os legumes nos espetinhos, regue com o molho e leve ao forno numa forma retangular. Asse em temperatura média e regue os legumes, de vez em quando, como molho.
Sirva os espetinhos com arroz e farofa.

Do Livro Lar Vegetariano



ESPETO VEGETARIANO

Molho para hidratar a PVT
2 xícaras de PVT graúda
½ xícara de maionese vegetal
1 ramo médio de hortelã
1 ramo grande de salsa
2 colheres de sopa de óleo
Farina de rosca
Sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador e passe a mistura para uma tigela maior. Despeje a PVT nesse molho e espere 5 minutos. Em seguida passe-a na farinha de rosca.

Molho para regar os espetos
1 xícara de água
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de óleo
1 ramo de salsão
Curry, orégano e sal a gosto

Refogue o alho no óleo, acrescente os demais ingredientes, com exceção do salsão, e depois a água. Deixe aquecer por 3 minutos e desligue o fogo. Reserve. Utilize o salsão como um pincel na hora de regar os espetos com este molho.

Espetos
A PVT hidratada
3 batatas levemente aferventadas e cortadas em cubos
1 cenoura cortada em rodelas grandes
1 xícara de tofu em cubos
Espetos de madeira

Coloque os ingredientes nos espetos alternadamente (uma PVT, uma batata, uma PVT, uma cenoura, uma PVT, um tofu e uma PVT) e umedeça os espetos regando-os com o molho. Asse em forno preaquecido até dourarem.

Do Livro Lar Vegetariano

Obs:
Eu hidrataria a PVT da forma convencional antes de usar o molho para hidratar da receita e deixaria mais tempo nesse molho.



ESPETINHOS AROMÁTICOS

tomates cereja
pimentões verdes
cebolas
cogumelos frescos grandes

Marinada:
1 limão
1 colher (chá) de gengibre picadinho
1 dente de alho espremido
1 punhado de folhas de manjericão picadinho
Óleo de oliva
Sal

Retire as sementes dos pimentões e corte-os em pedaços. Corte as cebolas em cubos de 3 centímetros. Retire os talos dos cogumelos e corte-os em pedaços. Prepare os espetinhos alternando os ingredientes. Coloque os espetinhos na marinada e deixe descansar por mais ou menos uma hora.
Grelhe os espetinhos cerca de 10 minutos e sirva.

Planeta Natural



ESPETINHOS DE SHIITAKE

250 g de shiitake
1 colher (chá) de gengibre picado
1 colher (chá) de coentro picado
1 colher (sopa) de shoyu
4 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de cominho em grãos
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 xícara (chá) de leite de coco light
1/2 colher (chá) de curry
Numa panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, junte o curry e misture bem. Diminua o fogo e acrescente o leite de coco, mexendo sempre. Adicione o restante dos ingredientes, exceto os cogumelos, e deixe cozinhar até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Coloque os cogumelos nessa marinada e leve à geladeira por pelo menos por 30 minutos.
Enquanto os cogumelos estão na geladeira, umedeça os palitos em um pouco de água.
Retire os cogumelos da marinada. Espete 3 cogumelos em cada palito. Reserve.
Leve uma grelha ao fogo alto para aquecer. Quando ela estiver quente, coloque os espetos e doure por cerca de 2 minutos de cada lado ou até que os cogumelos fiquem macios.

Foto
http://i233.photobucket.com/albums/ee256/dindabubi/espetinho.jpg

Receita e foto de Panelinha



ESPETINHO VEGETARIANO

- 2 unidade(s) de berinjela em cubos médios
- 1 unidade(s) de pimentão amarelo em cubos grandes
- 1 unidade(s) de pimentão verde em cubos médios
- 1 unidade(s) de pimentão vermelho
- 8 unidade(s) de cebola pequena(s)
- 1/2 xícara(s) (chá) de azeite
- 1 unidade(s) de abobrinha
- 4 dente(s) de alho espremido(s)
- 1/2 colher(es) (chá) de orégano
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino preta
- 2 xícara(s) (chá) de extrato de tomates
- 1 colher(es) (chá) de açúcar
- 1 colher(es) (sopa) de suco de limão

Monte os espetinhos alternando os ingredientes. Numa panela misture o azeite, o orégano, o sal e a pimenta. Cozinhe, mexendo, por 5 minutos. Junte o purê de tomate, o açúcar e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 3 minutos. Grelhe ou asse o espetinho regando com o tempero, por uns 10 minutos, e vire uma vez. Sirva o molho restante separadamente.

Dica: As cebolas estarão semi-cozidas.

Comentário no site:
Super fácil de fazer, rende bastante e fica uma delícia. Adicionei 2 colheres de catchup ao molho pra ficar mais picante.

Cyber Cook



ALHO DE TIRA GOSTO

3 cabeças inteira de alho
azeite e sal a gosto.

Corte a parte superior da cabeça de alho só pra tirar o cabinho e deixar os dentes expostos; Tire o máximo da casca externa sem com isso desmanchar a cabeça; Faça uma trouxinha com papel alumínio envolvendo a cabeça de alho e antes de fechar regue com azeite e sal.
Feche e leve a churrasqueira ate que fiquem assados.
Sirva com pão.

Página do Oton



MANGA NA CHURRASQUEIRA

Deixe 1 manga de bom tamanho na grelha até que a casca comece a desprender. Tire a casca e sirva em fatias.
Uma bola de sorvete sobre a manga deixará ainda mais sabor.

Páginas Oton



CEBOLAS GRELHADAS

4 cebolas graúdas
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de vinagre
sal e pimenta do reino

Retire as cascas das cebolas. Corte-as ao meio no sentido horizontal, arrume as metades sobre papel alumínio, tempere com sal e pimenta-do-reino. Feche bem o papel alumínio e leve as cebolas ao forno por 30 minutos. Prepare o molho misturando o azeite, pimenta, orégano, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Retire cuidadosamente as cebolas do papel alumínio e leve-as para grelhar em uma churrasqueira ou chapa de ferro, colocando o lado cortado para baixo. Quando dourarem, vire e regue levemente com o molho.

Foto
http://i233.photobucket.com/albums/ee256/dindabubi/ceb.jpg

Terra Culinária



ESPETINHO VARIADO

- 1/2 copo de salsicha vegetal cortada em rodelas grossas
- 1/2 copo de tofu cortado em cubos
- 1/2 copo de cogumelo-paris
- 1 pimentão vermelho cortado em quadradinhos
- 1/2 copo de cebolinhas do tipo gold, ou cebola pequena cortada em quatro partes;
- 1/2 copo de mini tomatinhos inteiros

Molho de Cebola
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 colheres de sopa de shoyu escuro
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sobremesa de cebola desidratada
- 1 colher de chá de sal
- 2 dentes de alho amassados

Misturar todos os ingredientes numa tigela e deixar em repouso por 30 minutos. Deixar os 12 espetinhos, de madeira, de molho em água filtrada por 10 minutos. Colocar todos os vegetais nos espetinhos, alternando-os com o tofu. Mergulhar no molho e aguardar 20 minutos. Aquecer a chapa própria para grelhar e colocar os espetinhos, virando-os e pincelando o restante do molho, por 5 ou 6 minutos, ou até começarem a ficar dourados.Servir quentinhos acompanhado de farinha de mandioca torrada.

Restaurante Vegethus



ESPETINHOS DE SHIITAKE

250 g de cogumelos shiitake
1 colher (chá) de gengibre, picado
1 colher (chá) de capim-santo
1 colher (chá) de coentro, picado
4 dentes de alho, picados
1 colher (sopa) de shoyu light
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de cominho, em grão
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de leite de coco light
½ colher (chá) de curry, em pó

Para limpar shiitakes, segure o cogumelo nas mãos e apenas esfregue um pano de prato úmido sobre a sua superfície, retirando as possíveis sujeiras.
Aqueça o óleo numa panela e junte o curry até misturar com o óleo. Diminua o fogo e acrescente o leite de coco, sempre mexendo. Junte o restante dos ingredientes e cozinhe até engrossar. Deixe esfriar e coloque os cogumelos para marinar pelo menos por 30 minutos.
Retire os cogumelos da marinada e espete, cerca de 3 cogumelos, em cada palito. Leve uma grelha ao fogo alto para esquentar. Acrescente um fio de óleo, coloque os espetos e frite-os por cerca de 2 minutos de cada lado ou até que fiquem macios.
Retire os palitos do fogo e sirva a seguir.

Mundo Verde



ESPETO VEGETARIANO

-12 floretes de brócolis
-12 floretes de couve-flor
-12 cogumelos frescos médios
-12 tomates cereja
-1 colher de sopa de azeite oliva
-1 dente de alho picado
-1 colher de café de sal
-8 espetos de madeira
-1 colher de sobremesa de azeite (para untar)

Ferva os brócolis, a couve-flor e os cogumelos por 5 minutos. Misture os ingredientes do tempero em uma travessa e regue os legumes. Para montar os espetos, coloque os legumes na seqüência acima e repita até completar o espeto. Grelhe dois espetos de cada vez em uma frigideira antiaderente untada com azeite, deixando-os por 5 minutos de cada lado.

MSN



BERINJELA NA CHURRASQUEIRA

- 4 unidade(s) de berinjela média(s)
- quanto baste de sal
- 1 dente(s) de alho amassado(s)
- quanto baste de orégano
- quanto baste de alecrim
- quanto baste de azeite

Corte as berinjelas em duas, no sentido do comprimento. Coloque-as em água e sal por alguns minutos. Retire da água e deixe drenar, secando depois. Faça cortes na polpa, formando losangos, com a ponta da faca, tomando o cuidado para não perfurar a casca. Isto facilita a penetração dos temperos. Esfregue o alho amassado, espalhando bem sobre a polpa da berinjela. Espalhe o sal e o orégano. Regue com bastante azeite. Não economize na quantidade de azeite, pois, ele deixará a berinjela macia. Leve diretamente a grade da churrasqueira.
Quando, ao espetar com o garfo, sentir a polpa macia e cozida, pode retirar do fogo. Ela estará úmida, perfumada e saborosa. Sirva na própria casca. Se forem muitos convidados, pode-se cortar a berinjela assada e servir.

Adaptado de Cyber Cook



SALADA DE ABÓBORA GRELHADA

- 1 ½ kg de abóbora cabochá
- 4 ramos de coentro lavados e picados
- ½ pimenta dedo-de-moça picada
- 4 dentes de alho picados
- sal
- ½ xícara (chá) de azeite

Retire toda a semente da abóbora e corte em gomos médios com a casca. Cozinhe por 5 minutos em água fervente. Escorra a água e reserve.
Preaqueça a grelha elétrica por 5 minutos na temperatura máxima e espalhe a abóbora na grelha. Reduza o termostato para a temperatura média e deixe a abóbora grelhar por 30 minutos virando de todos os lados para que doure por igual.
Retire a abóbora da grelha, transfira para uma tigela funda e tempere com o coentro, a pimenta, o alho, o sal e o azeite.

Sadia



ESPETO COM 3 BATATAS

- 1 batata descascada e cortada em rodelas
- 2 batatas baroa descascadas e cortadas em rodelas (também conhecida como mandioquinha)
- 1 batata-doce descascada e cortada em rodelas
- 6 galhos (só os galhos) de alecrim
- as folhas de 6 ramos de alecrim lavadas e picadas
- ½ xícara (chá) de azeite
- 4 ramos de salsa lavados e picados
- 3 talos de cebolinha verde lavados e picados

Cozinhe cada batata por até ficarem “al dente”. Retire-as da água e monte os espetinhos, de forma que cada um tenha uma fatia de batata-baroa, batata-doce e batata.
Preaqueça a grelha elétrica por 5 minutos na temperatura máxima e grelhe os espetos por 30 minutos, virando de todos os lados até que estejam dourados.
Misture o alecrim com o azeite a salsa e a cebolinha e passe os espetinhos neste molho antes de servi-los.

Adaptado de Sadia



FRUTAS GRELHADAS

Para a maçã
- 3 maçãs cortadas em 8 partes
- ½ xícara (chá) de glucose de milho
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino recém-moída

Para a manga
- 2 mangas médias cortadas em fatias grossas (firmes)
- ½ xícara (chá) de azeite
- 4 talos de cebolinha lavados e picados

Coloque os pedaços de maçã e as fatias de manga na grelha e deixe até ficarem levemente douradas – a manga deve ficar pronta antes da maçã.
Quando retirar as fatias de manga da grelha, regue-as imediatamente com o azeite e polvilhe a cebolinha.
À parte, misture a glucose, a mostarda, o sal e a pimenta. Junte as maçãs grelhadas, misture bem e deixe apurar o sabor por cerca de 30 minutos.

Adaptado de Sadia

Normalmente, quando se usa maçã para algum prato, coloca-se um pouco de suco de limão para não escurecer.



ESPETOS DE LEGUMES

1 cebola grande
2 tomates
1 berinjela grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Sal
1 colher (chá) de orégano
Óleo

Descasque a cebola. Corte-a em gomos, assim como os tomates.
Lave os outros legumes e corte-os em cubos grandes.
Coloque tudo numa tigela e tempere com o sal, o orégano e o óleo.
Arrume todos os legumes em espetos, alternando-os. Leve para assar na brasa, regando de vez em quando com o molho.

Mundo de Sabores e Receitas



ESPETINHOS DE FRUTAS AO RUM

1 tangerina média (100 g), separada em gomos, sem fiapos
2 bananas-prata (150 g) sem casca, cortadas em rodelas de 1,5 cm de espessura
2 kiwis médios (160 g), sem casca, cortados ao meio pelo comprimento e depois em fatias de 1,5 cm de espessura
2 fatias de abacaxi (320 g) com *1,5 cm de espessura, cortadas
em 8 triângulos cada uma
3/4 de xícara de morango sem cabinho, cortado ao meio (120 g)
1 xícara de suco de tangerina natural (240 ml)
1/4 de xícara de rum claro (60 ml)
1 colher (sopa) de maisena
1/2 xícara de folhas de hortelã

Rendimento: 4 porções

Monte oito espetinhos de madeira com os pedaços de frutas, alternando-os como desejar.
Arrume-os lado a lado numa fôrma refratária média.
Misture o suco de tangerina com o rum e regue os espetinhos. Cubra com tampa própria (ou filme plástico, deixando uma fresta) e leve ao microondas em potência alta por 2 minutos ou até as frutas ficarem ligeiramente macias. Coloque os espetinhos sem molho numa travessa e leve à geladeira.
Transfira o molho para uma fôrma menor e junte a maisena, mexendo bem. Leve ao microondas, sem tampar, em potência alta por 4 minutos ou até engrossar ligeiramente, mexendo a cada minuto. Deixe amornar. Adicione a hortelã e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.
Arrume os espetos em quatro pratos, regue com o molho e sirva.

Bacaninha



ESPETINHO DE LEGUMES

½ berinjela cortada em cubos de 4 cm
½ pepino cortado em cubos de 4 cm
6 champignons médios
½ pimentão vermelho cortado em pedaços
½ cebola cortada em fatias finas
1 colher de sopa de ervas picadas (alecrim, orégano, tomilho...)
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Intercale em um espetinho próprio p/ churrasco todos os legumes. Repita até completar o espetinho. Misture as ervas com o azeite de oliva. Salpique sal e pimenta sobre os legumes e pincele-os com a mistura de ervas. Coloque-os sobre uma grelha (ou frigideira) até grelhar, virando os lados.

Viva Leve



ESPETOS DE LEGUMES

1 cebola grande
2 tomates
1 berinjela grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Sal
1 colher (chá) de orégano
Óleo

Descasque a cebola. Corte-a em gomos, assim como os tomates.
Lave os outros legumes e corte-os em cubos grandes.
Coloque tudo numa tigela e tempere com o sal, o orégano e o óleo.
Arrume todos os legumes em espetos, alternando-os. Leve para assar na brasa, regando de vez em quando com o molho.

Saphyra


CHURRASCO DE SEITAN E LEGUMES

RECEITA FORNECIDA E TESTADA PELA LAILIKA

Batatas cozidas, tomates, cebola e seitan(feito com trigo com fermento).

Para o molho:
Não tem medidas exatas, mesmo porque isso depende da quantidade que vc for preparar, tenha em mente que esse tipo de seitan absorve bem o tempero, então deve ser feita uma quantidade razoavelmente grande pra que sobre pra pincelar os espetinhos enquanto são preparados na grelha.
Eu misturei medidas iguais de shoyo e azeite (usei aquele óleo composto Maria), cebolinha picada, alho cortado em cubos e frito "dourado" no óleo, e aquele tempero Sason para carnes (tempero "para" carne e não "de carne"! ;)), um vermelhinho.
Depois de bem misturado, coloque os pedaços de gluten cortado em pedaços pequenos, meio quadrados, na mistura de deixe absorver o tempero por alguns minutos. Enquanto isso comece a preparar os espetinhos, intercalando os ingredientes.
Como todos os ingredientes já estão pré-cozidos, a parte da churrasqueira é bem rápidinha. Vire os espetinhos e pincele o molho restante.
O seitan fica mais saboroso ainda se for cortado em bifes finos e colocados na grelha sem o espetinho. POde deixar tostar um pouco pra ter ficar um crocantinho especial! ;)
Sirva com um arroz branquinho, um bom vinagrete, uma farofa deliciosa e bom apetite!

Foto:http://vegchica.blogspot.com/2008/07/1-churrasco-vegano.html



ESPETINHO DE CARNE DE SOJA

1 xícara (chá) de proteína de soja grossa
1 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de shoyo
1 tomates pequeno
1 pimentão verde
palitos p/ churrasco.
Deixe a proteína de soja de molho na água e no shoyo por 15 minutos. Escorra e reserve. Corte os pimentões, a cebola e os tomates em quadradinhos. Coloque alternamente no palito a proteína de soja, a cebola, pimentões e o tomate. Asse os espetinhos em forno pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar, virando-os quando for necessário. Se preferir, grelhe-os em uma churrasqueira a carvão ou elétrica. Sirva a seguir, acompanhado de arroz integral e salada de palmito.

http://www.sabornamesa.com.br/xfile/espetinho-de-soja.gif




SHITAKE AO ALECRIM

18 cogumelos Shitake
12 espetinhos para churrasco
2 ramos de alecrim fresco picados
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de chá de sal grosso
½ colher de café de pimenta do reino
1 dente de alho picado

Misturar o azeite com o alecrim, o alho, o sal e a pimenta. Colocar os cogumelos em uma assadeira, regar com o molho. Aquecer o forno 10 minutos a 250º, depois baixar para 200º. Levar os cogumelos ao forno por 7 minutos. Servir quente.

Foto
http://www.myfoodtranslator.com/img/receitas/34.jpg

adelaide engler



ESPETINHOS DE ABOBRINHAS MARINADAS

Ingredientes para 6 a 8 pessoas
.
800 g de abobrinhas médias
3 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça picada
1 buquê de manjericão
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta do reino preta em grãos
.
Lave as abobrinhas, elimine as pontas e corte-as em fatias de 5 mm' de espessura no sentido de seu comprimento. Disponha-as r.1um prato grande, tempere-as levemente com sal e deixe repousar por 20 minutos para soltar o excesso de líquido. Escorra-as bem.
Descasque os dentes de alho e pique-os fininho. Limpe a pimenta com papel toalha, corte-a ao meio no comprimento, eliminando o talo e as sementes, e pique-a fininho.
Esquente 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande e coloque, sem empilhar, algumas fatias de abobrinha. Frite-as por 1 minuto de cada lado, virando com uma espátula, retire-as com a escumadeira e coloque-as sobre papel toalha para eliminar o excesso de óleo.
Proceda da mesma maneira até que todas as abobrinhas estejam cozidas, adicionando de vez em quando 1 colher de sopa de azeite e dispondo-as num prato.
Refogue o alho no azeite restante, junte a pimenta dedo de moça e cozinhe por alguns instantes. Acrescente o vinagre balsâmico, uma pitada de sal e uma de pimenta-do-reino, moída na hora. Misture bem e regue as abobrinhas com o molho obtido. Cubra e deixe marinar por pelo menos 1 hora.
Enfie as abobrinhas marinadas em palitos de madeira, alternando-as com folhas de manjericão, bem lavadas e secas. Disponha os espetinhos em cumbucas e sirva.
.
Foto
http://www.fernandovillasboas.com.br/thumbnail.php?file=15_903689913.jpg&size=article_medium

Chef Fernando Villas Bôas



BATATINHA AO MURRO

Restaurante Carlota
CHEF: Carla Pernambuco
.
16 batatas bolinha
1/2 xícara de azeite extravirgem
2 colheres (sopa) de tomilho fresco picado
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora
.
Lave e seque bem as batatas, regue-as com azeite e tempere com tomilho, sal e pimenta. Embrulhe-as em papel-alumínio e leve-as ao forno preaquecido a 160ºC por cerca de 40 minutos, ou até que fiquem bem macias. Retire do forno, abra o pacote cuidadosamente e deixe as batatas esfriarem ligeiramente. Dê um murro em cada uma com força suficiente apenas para que rachem mas não se partam ao meio. Ponha duplas de batata em espetos de madeira. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio do azeite e doure-as na hora de servir. Acerte o sal e a pimenta, se necessário.
.
Veja



BROCHETTE DE BATATINHAS COM SHITAKE

Cozinha: francesa

12 espetos de madeira
36 batatas bolinhas cozidas com água e sal
48 unidades de shitake de tamanho médio
Ramos de alecrim
100 ml de azeite
Sal

Intercale nos espetos de madeira o shitake e a batata bolinha. Tempere com sal, alecrim e azeite. Reserve por 30 minutos.
Leve para grelhar em fogo baixo, virando sempre e grelhando aos poucos, para ficar dourado sem queimar.

Receita de Renata Braune
Prazeres da Mesa



ESPETO DE FRUTAS
.
1 banana-nanica cortada em 3 pedaços
1 maçã vermelha com casca cortada em 4 pedaços
1 pêra com casca cortada em 4 pedaços
2 ameixas
Suco de 1 laranja
1/2 xícara (chá) de suco de maçã
.
Farofa:
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher (sopa) de leite de soja em pó
açúcar a gosto
1/2 colher (café) de noz-moscada
.
Rendimento: 2 porções - 68 calorias por porção.
.
Em uma vasilha, coloque as frutas e regue com a laranja e o suco de maçã. Deixe descansar por 15 minutos.
Faça os espetos alternando as frutas e leve para grelhar.
.
Farofa: misture todos os ingredientes. Quando os espetos estiverem quase prontos, passe pela farofa e leve para grelhar por uns 5 minutos. Só para dourar.
.
Foto
http://bacaninha.uol.com.br/pg/2006/01/02/02/bacaninha_espeto_frutas.jpg

Bacaninha

2 comentários:

Anônimo disse...

maravilhosas receitas!!!
ameeeeeeeei!

Juliana Pereira disse...

Muito obrigada por postar estas receitas! Me ajudou muito!